sábado, 21 de maio de 2011

História do Brasil

Autor: João Armitage



A influência do autor com intelectuais e a corte política o tornou conhecedor de fatos e documentos de nossa história, possibilitando assim conhecimento sobre importantes personagens da história do Brasil. Entre eles a linda e sedutora Marquesa de Santos, o frio e energético José Bonifácio, o jornalista Evaristo da Veiga, D. Pedro I, Feijó e Bernardo de Vasconcelos entre outros nomes de nossa Independência. A obra considerada uma das mais reputadas de nossa historiografia relata desde a chegada da família de Bragança em 1808 até a abdicação de D. Pedro I em 1831.
Em sua ampla abordagem trata dos valores reais da formação de nossa cultura, no passado como no presente. Intrigando o leitor a entender e constituir a história do Brasil.

Histórias que a rádio não contou

Autor: Reynaldo C. Tavares



Voltado inteiramente à pesquisa e aos estudos totalmente direcionados ao rádio. Relata aspectos de seu surgimento até chegar a plenitude e consagração popular, fazendo um resgate de possíveis omissões de fatos, datas e de acontecimentos, vistos pelo lado humano que representam. De uma forma descontraída, conta “as histórias da história do rádio”, passando por nomes como Roquette-Pinto, Marconi e padre Landell de Moura, remetendo-nos a um giro pela radiofusão no Brasil e no Mundo e possibilitando uma compreensão do rádio a partir da educação, divertir e informar.

Em instantes: notas sobre a programação da tv brasileira

Autora: Sandra Reimão




Com o propósito de traçar o perfil de alguns elementos básicos da TV brasileira, a autora da obra Em instantes: notas sobre a programação na tv brasileira, Sandra Reimão, em um período de 30 anos visou caracterizar os traços dominantes na programação televisiva brasileira no horário nobre e as alterações de grande monta ocorridas durante 1965 e 1995, selecionando uma semana a cada cinco anos e tomando a programação televisiva da cidade de São Paulo. A obra aborda e abrange os canais abertos de teledifusão no país e enfoca as categorias e gêneros dos programas, levantando dados coletados a partir do jornal O Estadão de São Paulo, fonte escolhida devido a sua credibilidade de diagramação e editoração.

Chatô O Rei do Brasil

Autor: Fernando Morais



O autor Fernando Morais aborda no livro o jornalista Assis Chateaubriand que era analfabeto e sertanejo, tornando-se um dos barões da imprensa no país.
Seus críticos e inimigos o chamavam de tudo que se pode imaginar. Segundo os tópicos de abordagem, pode-se afirmar que a leitura proporciona um mergulho não só na biografia de Chatô, bem como na história contemporânea do Brasil.

A História da Imprensa no Brasil

Autores: Richard Romancini e Cláudia Lagos



A história da prática do jornalismo no Brasil, relatando de modo analítico os seus primórdios, com a chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil Colônia, as razões para o atraso da sua consolidação e as constantes lutas contra os autoritarismos do governo. Faz um passeio pela era Vargas e pelo Regime Militar, além de demonstrar a forte pressão da mídia sobre a queda do Governo Collor, mostrando a importância e a relevância do jornalismo nas questões sociais. Um manual para que professores e estudantes da comunicação, compreendam a íntima ligação entre a história do Brasil e as práticas sociais e humanas realizadas pelo jornalismo, possibilitando-os fazer uma compreensão lógica dos fatos ocorridos e possam suprir as lacunas existentes desta história.