terça-feira, 23 de agosto de 2011

Redes Sociais na Internet

Na última sexta-feira (13), foi realizada na Unochapecó, a palestra que tinha como tema as Redes Sociais na Internet. Além de tratar das redes como forma de interatividade, o assunto foi abordado também com uma visão científica. Os palestrantes eram a publicitária, jornalista e professora dos cursos de Comunicação da UcPel e referência nesse assunto, Raquel Recuero, e o professor do curso de Ciências da Computação da UFPel, Ricardo Matsumura de Araújo.

Tanto na nossa vida profissional quanto na social, temos a necessidade de nos comunicarmos, de nos relacionarmos com pessoas que procuram o mesmo que nós procuramos, ou que tenham perfis semelhantes aos nossos. Essa é a ideia das redes sociais, a interação. Da mesma forma como acontece na vida real, procuramos nas ferramentas digitais, a possibilidade de encontrar amigos que possam compartilhar informações e conhecimento.  

Com o desenvolvimento da internet, a interação e a participação em massa dos internautas tornou o contato virtual mais frequente do que o físico. A contribuição dos usuários se tornou algo muito importante para que essas ferramentas se disseminassem tão rapidamente. A internet está abrindo portas para a colaboração e também a coletividade.


A popularidade também é muito comum quando você faz parte do grupo das redes sociais, quanto mais perfis você tiver, mais reconhecimento você terá na rede. “A participação do usuário em várias redes sociais acaba gerando maior reconhecimento do seu perfil por um maior número de pessoas, gerando uma maior audiência e aumentando assim sua popularidade, desta forma, um perfil mais qualificado e posicionado dentro de uma rede social poderá ter maior capacidade de influências em relação a outro perfil desta mesma rede (RECUERO, Raquel 2009).

Além de servir como forma de interação, a rede social vem sendo usada com muita frequência para a disseminação de notícias. É muito grande o número de emissoras, rádios e jornais impressos que contam com um perfil na rede. Além de ser prática, a disseminação da notícia acontece de forma rápida e acessível para a grande maioria.

Raquel apontou em sua palestra as características da informação:
- Persistência
- Buscabilidade
- Replicabilidade
- Escalabilidade 

Além disso, foi acrescentado também que as Redes Sociais muitas vezes são conflituosas na vida real. “Revoluções árabes no Facebook, o Twitter incomodando o Irã, a China invadindo e-mails do Google. O universo digital vem andando de mãos dadas com a cena política mundial desde que as redes sociais se tornaram parte da rotina. Houve um tempo em que era comum querer saber qual era a utilidade desse tipo de serviço. Esse tempo passou.” (MATIAS, Alexandre – blog do Estadão).

Raquel mostrou também o processo dos valores nas redes sociais:
Informação > Suporte Social > Laços Sociais > Popularidade > Autoridade > Visibilidade > Reputação

E também abordando a parte científica, o professor do Curso de Ciências da Computação Ricardo Matsumura de Araújo, explicou e apontou dados interessantes sobre a conexão para o suporte de tantos usuários, por exemplo, do Facebook. Segundo ele, são em média 30 mil HD Terabyte que armazenam os dados dos 750 milhões de usuários do Facebook.

Por ser um tema aparentemente fácil, os palestrantes poderiam ter explorado mais o assunto, com mais conteúdo para dar base aos que conhecem pouco sobre essas ferramentas e suas funcionalidades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário